27 fevereiro 2009

Escultura ? Fotografia?

A natureza surpreendo-nos. Esta imagem arenítica foi captada hoje num belo passeio à beira mar na ilha de Porto Santo. Ao sol, na companhia da vegetação rasteira, ergue-se na sua imponência, alheia à maior parte dos passeantes. Faz-nos lembrar aquela frase: "a natureza, esse belo escultor..."

18 fevereiro 2009

Esfinge . Acrílico S/Tela. 80x60.Ano 2007

A figura mítica da esfinge, desde o antigo Egipto, tem sido representada no nosso imaginário escultórico ou pictórico.Freud recuperou-a na psicanálise.
Monstro fabuloso com cabeça humana e corpo de leão, relega-nos para o mistério, o enigma. Quando foi apresentada ao público a Exposição "Aquém e Além do Símbolo" no Convento de Cristo, este quadro não foi mostrado, pois a mostra de carácter mais abstracto o excluiu.

10 fevereiro 2009

José de Guimarães

José de Guimarães é um exemplo perfeito de um artista que se impôs a si próprio, contra ventos e marés. Após uma carreira de engenharia militar encetou um percurso artístico, sem a ajuda dos galeristas e críticos de Portugal. Com arte e engenho conquistou espaços internacionais, da Bélgica ao Japão, sendo actualmente um dos artistas portugueses mais reconhecidos.

03 fevereiro 2009

Escultura em Inox- S/Título.Ano 2005. 230x80x60

A dureza do aço inox contrasta com a serenidade e a ternura envolvente. Num "pas de deux", junto à fronteira sebe de piracanta, acontece uma relação fixada no recato instante fugidio e eterno do enamoramento. Livre do olhar público, no espaço privado do jardim escondido, envergonhado e íntimo como dois namorados sem tempo.