29 junho 2011

Silêncios & Vozes, SINES, até 2 Setembro 2011

Silêncios & Vozes

Exposição de escultura no Centro de Artes de Sines e Espaço Público junto ao antigo terminal ferroviário de Sines.

A escultura pode ser um percurso, uma forma de comunicação, uma emoção estética. No ruído da cidade, a escultura acorda a nossa mente, dá os bons-dias, cumprimenta o citadino apressado, interroga o nosso imaginário na procura de conferir parecenças, vivências, semelhanças. Convida ao diálogo, à provocação, ao espanto num brinde à alegria entre silêncios e vozes.

A escultura pode estabelecer ligações pessoais e íntimas, articular vivências com o sonho, estabelecer um jogo de relação. Tentar sentir o silêncio e o seu oposto, a voz, pode ser um desafio, nesta mostra. Provavelmente, para muitos poderão ser mais ruídos… O nosso estado de espírito, perante a escultura ou outras formas de arte, criam novas vivências. Estas repercutem-se noutras mais antigas, na nossa memória e remete-nos para experiências gravadas na nossa vida. É como se este acontecimento encontrasse o seu eco num nosso passado recente ou longínquo. O pensamento é a evasão da palavra e do silêncio, para horizontes, sem limites. Se entre o silêncio e a voz, o significado e o significante, encontrarmos os signos e os símbolos ficaremos mais enriquecidos e disponíveis para outros encontros, alegrias, convívios e partilha de afectos .

Numa sociedade de ruídos, de informação e contra-informação, na pressa e ansiedade de “viver” o consumo, o tempo é escasso para ouvir a nossa voz interior e dos outros, criarmos espaços de amizade, tertúlias e convívios. É aqui que pode residir a obra de arte, onde antecipamos o sonho e escutamos o silêncio necessário para ouvir, pensar, reflectir ao mesmo tempo que criamos a nossa própria voz, a nossa identidade.

Esta exposição agrega 11 esculturas em ferro, aço-corten, inox e acrílico, reflexo de um percurso de arte de vários anos de pesquisa, experimentação e criatividade. Cada escultura não tem título, deixando a obra falar por si, numa perspectiva de Obra Aberta de Umberto Eco, remetendo para cada um de nós uma interpretação, um diálogo, uma vivência entre “Silêncios & Vozes".

Silêncios & Vozes, uma exposição que vai habitar a Cidade de Sines de 2 Junho a 2 Setembro 2011, com o apoio da Câmara Municipal de Sines e de “Praxis Mentis".

Júlio Pêgo

( Artista acreditado pela UNESCO )

07 junho 2011

Silêncios & Vozes, SINES, 2 Junho a 2 Setembro 2011

Sines é até 2 de Setembro palco duma exposição de Escultura , com o tema "Silêncios & Vozes", junto ao antigo terminal ferroviário. O seu autor, Júlio Pêgo, convida a população e os forasteiros a visitar este evento cultural. As esculturas são em Inox, aço-corten, ferro e acrílico e pretendem dialogar, surpreender, despertar afectos e sentimentos num brinde à alegria entre silêncios e vozes. Uma das esculturas ficará exposta no Hall de entrada do Centro de Artes de Sines, com texto alusivo ao evento. A exposição tem o apoio da Câmara Municipal de Sines e de "Praxis Mentis", congresso científico de psiquiatria com a organização do ilustre psiquiatra Dr. Luíz Gamito que teve lugar nos dias 2, 3 e 4 de Junho 2011, com mais de duas centenas de participantes. O Centro de Artes de Sines, coordenado por Carlos Seixas, expõe ainda uma exposição colectiva de Pintura de Fernando Rato, Fernando Silva Ferreira, Maria José Escolástico, Nuno Antunes e Silvia Léger. Estará patente ao público até 2 de Julho 2011.