21 julho 2015

Escultura em ferro e acrílico/ Sem título.2014


A escultura encerra e materializa memórias de um tempo de crescimento. Esta escultura em ferro e acrílico, 230x26x24, ano de 2014, pertence a uma série de onze obras, com os mesmos materiais, que certamente vão acrescentar vida aos jardins da nossa infância.
( Julio Pego - Atelier: Casal do Lago - Cartaxo.Portugal)

03 julho 2015

Eusébio no Panteão/ Os Deuses devem estar loucos.

Hoje, dia 3 de Junho 2015, assistimos a uma cerimónia de homenagem a um jogador de futebol, cujos restos mortais vão residir no sítio onde moram os deuses, o Panteão Nacional. Se pensarmos que foi a partir da Revolução Francesa que a Nação reserva um lugar de destaque e honra aos mais ilustres e notáveis cidadãos que contribuíram para o progresso, custa a acreditar que em Portugal, a Assembleia da República e os partidos, nela representados, tenham aprovado tal honra a um desportista que na indústria do futebol foi um ídolo que se notabilizou pela sua destreza neuromuscular. Porque não José Maria Nicolau, Joaquim Agostinho?
Felizmente tivemos portugueses ilustres e notáveis: Egas Moniz, José Saramago. Vieira da Silva, Amadeo Sousa Cardoso, entre muitos.
Nesta época de crise económica e de valores humanísticos, onde a actividade lúdica, individualista e diversão, o que dirão os nossos futuros vindouros de tal distinção ? Vem à memória um filme passado: "Os Deuses devem estar loucos"...