23 junho 2013

Auto-retrato / O tentar mostrar-se a nú... ( Eu e o meu gato...)

Auto-retrato com Gato
Técnica mista- 70x60- 2013
 
Ao longo da  História da Arte, o pintor tem lançado vários olhares à sua volta, recriando ambientes, paisagens, celebrando feitos, vitórias e derrotas, pedaços da vida quotidiana, crítica de costumes, mensagens religiosas, políticas e culturais, tentando apanhar a alma das coisas. Num outro olhar,  mais para si, retrata-se a si próprio, na tentativa de legar mais algo da sua imagem para a posteridade.
Numa busca breve de grandes auto-retratos, verifiquei retratos excelentes, onde adivinhamos, percepcionamos e recriamos imagens intensas donde emanam estados de espírito e personalidades.
Neste meu auto-retrato, ao contrário do habitual, tento expôr-me a nú ( tal como o meu gato...) numa imersão à profundidade da pele, qual espelho (meu...) tentando também confrontar o espectador, olhando-o directamente, tal como o  gato Lamiré.

7 comentários:

Domingos Neto disse...

Parabéns Júlio. Um abraço do teu amigo

Unknown disse...

Muito bom, Júlio! Aquele abraço!

Glória Águas disse...

Muito bom amigo Júlio. Muito bom !

Um beijinho

Lola

Carlos B disse...

Fantástica, a perspectiva de 3 personagens que se cruzam desmistificam em cumplicidade. Parabéns Júlio Pego.

magda disse...

Boa, Júlio!
Conheço melhor a tua faceta escultórica, mas pelos vistos és mais abrangente. Parabéns!
Sabes, o meu Néguy deve ser primo do teu, dos brancos e pretos. E tenho cá para mim que quem gosta de gatos de forma normal de se gostar de animais, é com certeza boa pessoa. Um abraço

Júlio Pêgo disse...

É muito reconfortante receber estas mensagens de afecto e carinho, nesta época em que o "dar" rima com "sacar", "taxar", "obrigar", "tirar"...
Obrigado a todos,
Júlio

Fátima disse...

Resolvi procurar-te na net... Não imaginava que te tinhas dedicado tanto à arte! Parabéns, Júlio! Beijinho