03 maio 2007

Por Detrás do Símbolo

A Ordem dos "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão", fundada em Jerusalém em 1118, por Hugues de Payen, André de Montbard e outros sete cavaleiros, está na origem de Portugal. O Castelo de Tomar e a Charola do Convento de Cristo têm a sua assinatura. Nas cúpulas dos templos , nichos e paredes encontram-se numerosos símbolos esculpidos, traduzindo uma dimensão espiritual, conhecimento, mistério e mensagem oculta. Este quadro a óleo, 61x50, de 2006, aponta o caminho temático duma nova exposição de pintura do autor... Júlio Pêgo/o7
Posted by Picasa

3 comentários:

Unknown disse...

Acho formidável saber que alguém que é conhecido como psiquiatra, ter tempo para se dedicar à pintura.E mais, ter tempo para fazer blogues, divulgar acontecimentos culturais, preocupar-se com assuntos não médicos. De facto não é comum. Só conheço o caso do Mário Botas e, o António Lobo Antunes, no romance. Perdão, estou a esquecer-me do Miguel Torga, Júlio Dinis e Namora. Também gosto do Daniel Sampaio, principalmente pelas suas crónicas.
Fernando

Júlio Pêgo disse...

Meu caro Fernando, obrigado pelo seu comentário.Parafraseando o Dr. Abel Salazar, também artista, " um médico que só sabe medicina, nem de medicina sabe", chamando atenção para a formação humanística, mais ampla que devemos procurar.
Júlio

SCHWERIN DE SOUZA. disse...

MUITO OBRIGADA PELO SEU BLOGUE, É FASCINANTE!
UM ABRAÇO DO PORTO.
MARIA INÊS.