15 maio 2007

SOPEAM-Encontro Primavera-Cartaxo

A Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos promoveu o Encontro Primavera, dias 11, 12 e 13 Maio 2007, no Cartaxo. O programa cultural teve o seu ponto alto na Homenagem ao Médico e Escritor Dr. Marcelino Mesquita. Simbólicamente, o Presidente da Sopeam, Dr. Luís Lourenço, colocou uma coroa de flores no pedestal da estátua do homenageado. Fez breve evocação da figura pública de Dramaturgo e Homem Político. O representante oficial do Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Dr. José Arruda, agradeceu o acto de homenagem, integrando-o nas Comemorações do 150º Aniversário do seu nascimento, no Cartaxo.
A Sopeam fez uma visita ao notável Convento de Almoster, recentemente restaurado pelo IPPAR. A Senhora D. Branca , simpáticamente orientou a visita, com a presença da Autarca Maria José, da Junta de Freguesia de Almoster. O Professor Matos Guita, na Sala do Capítulo, proferiu breves palavras sobre a importância histórica do Mosteiro e da povoação, fazendo alusão à Batalha de Almoster, ganha pelos Liberais frente aos Miguelistas, na guerra civil fraticida.
À noite, no Casal do Lago, na Freguesia de Lapa, foi servido um Jantar no jardim, seguido por uma agradável Tertúlia Literária, com a participação de vários escritores sócios, com a presença do Dr. José Arruda, representante da Câmara Municipal de Cartaxo.
Júlio Pêgo

4 comentários:

Júlio Pêgo disse...

Á notícia publicada, naturalmente incompleta, deve ser acrescentado o contributo dos Médicos Escritores, na Sessão da Tertúlia Literária: Dr.s Viera Reis, Luís Lourenço,Olga Pargana, Cruz Oliveira, Armando Moreno, Carlos Soares de Sousa,Maria José Leal e Ofélia Bomba.Leram Contos e Poesia de sua autoria, num salutar convívio. O Prof. Dr. Armando Moreno ofereceu exemplares da sua obra literária recente, à Câmara Municipal de Cartaxo e Sócios da Sopeam presentes.Igualmente, Maria Guinot ofereceu a sua última obra musical gravada em C.D.Foi ouvida, respeituosamente, a última 13ªcanção,com grande aplauso.
Júlio Pêgo

Anónimo disse...

O que é a arte? Pergunta capsiosa. Arte é o que se faz, o que surge e se mostra, para lá do espelho, transcendendo o aparente e trivial. O Júlio sabe fazer isso e conduz-nos por esses caminhos, por vias que tornam humana e luminosa a existência, a nossa, a dos outros e até das coisas.
Matos Guita

Abssinto disse...

Interessante, não sabia da existÊncia desta sociedade. Desde Tcheckov, Miguel Torga, Mário Botas, Miguel Miranda...E pelo post vejo que há muitas mais recorrÊncias:)

Unknown disse...

Os Casais da Lapa estão de parabens, pois soube acolher os artistas e escritores médicos.Homenagear Marcelino Mesquita, ilustre médico e escritor cartaxense, neste 150 aniversário de nascimento, é um gesto de cultura que felizmente a Câmara Municipal do Cartaxo se associa.
Fernando Ribeiro