12 outubro 2018

100º Aniversário do Falecimento de Amadeo de Souza-Cardozo


Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), foi um notável pintor português, "à-frente-do seu-tempo" em Portugal. Foi a expensas próprias da família para Paris onde contactou e fez amizades com os maiores pintores e escultores da época ( Modigliani, Marinetti, Boccioni, Picasso, Delaunay, Archipenko, Brancusi, Picabia, juan Gris, Rivera, entre muitos). Em Paris, reuniu-se com os portugueses Manuel Benres, Emmérico Nunes, Eduardo Viana, Francisco Smith. Em 1909 foi discípulo de Anglada Camarasa.
 Foi um artista de grande originalidade, arrojado, persistente que rompeu com os "cânones" do naturalismo arreigado dos portugueses.
Percorreu o impressionismo, expressionismo, o cubismo, o futurismo e o abstraccionismo, sem nunca se assumir numa só Escola.
Incompreendido no seu tempo, em Portugal, onde inclusivé foi agredido fìsicamente, deixa uma marca de modernidade que muitos anos depois é que foi reconhecida entre nós.

Faz  cem anos que faleceu, por gripe pneumónica, que avassalou toda a Europa, com mais de 20 milhões de mortes, aos 30 anos de idade,em 25 de Outubro de 1918, em Espinho.

Psicoarte associa-se à Homenagem que a Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos lhe vai prestar, em Dezembro próximo.

Sem comentários: